Solicitei o auxílio emergencial, posso ser demitido por justa causa?

Você sabe o que é uma DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA?

Explico resumidamente:

Prevista no artigo 482 da CLT a demissão por justa causa é a pior penalidade que um patrão pode aplicara um empregado, que perde ao ser demitido desta forma, o saque do FGTS e a indenização de 40% sobre o fundo e ainda não há saldo de férias ou 13º proporcionais.

Vejamos as principais causas:

• INSUBORDINAÇÃO

• CONCORRER COM A PRÓPRIA EMPRESA

• CONDENAÇÃO CRIMINAL NÃO CABENDO MAIS RECURSO

• DIVULGAÇÃO DE SEGREDOS DA EMPRESA

• OCIOSIDADE

• OFENSAS

• IMPROBIDADE

Agora vamos à questão principal do tema, SOLICITEI O AUXÍLIO EMERGENCIAL, POSSO SER DEMITIDO POR JUSTA CAUSA? 

SIM

Apenas em casos excepcionais é que uma conduta adotada pelo empregado em sua vida privada poderá levar ao rompimento do contrato de trabalho por justo motivo.  E esse, em princípio, seria o caso da inscrição indevida para recebimento do auxílio emergencial.

Imaginem que uma pessoa, que está trabalhando normalmente, solicite o referido auxílio, ou seja, ao receber o benefício, automaticamente EXCLUIU uma outra família que teria direito, colocando em dúvida sua ética, honestidade e respeito ao próximo, que deveria pautar sua atuação como membro de uma comunidade.       

Podemos resumir que a inscrição indevida para recebimento do auxílio emergencial, independentemente da esfera em que adotada a conduta, em sendo ela suficiente para a quebra da confiança entre empregado e empregado, o trabalhador pode sim se submeter à punição máxima de rescisão de seu contrato de trabalho.

NÃO

Temos também a corrente que defende o trabalhador como hipossuficiente e que, a análise da possibilidade de recebimento ou não seria do órgão coordenador do benefício e, sendo aprovado, isentaria o trabalhador de qualquer responsabilidade.

  • OBS: corrente que discordo totalmente.

CONCLUSÃO

Cada caso em específico deverá ser analisado por um profissional especializado na área, para que possa, diante do caso concreto, direcionar a questão de acordo com o interesse do cliente.

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